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quinta-feira, 10 de abril de 2008

Ciberliteratura e Ensino de Língua e Cultura

O prefixo que a literatura ganhou com o advento dos sistemas interactivos de comunicação é uma prótese que modifica a sua substância, dado que as estratégias milenares da narrativa foram subvertidas com o advento do hipertexto. A composição caleidoscópica de um dado número de textos entretecidos em ordens múltiplas de leitura(s) é uma forma nova de tecer teias complexas de estórias dentro de uma história, cujo potencial macrocósmico pode ser infinito.
Também denominada literatura algorítmica, generativa ou virtual, a ciberliteratura designa aqueles textos literários cuja construção baseia-se em procedimentos informáticos: combinatórios, multimediáticos ou interactivos. Fazendo uso das potencialidades do computador como máquina criativa que permite o desenvolvimento de estruturas textuais, em estado virtual, atualizando-as até ao infinito, a ciberliteratura utiliza o computador de forma criativa, como manipulador de signos verbais e não apenas como simples armazenador e transmissor de informação.



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«Ciberliteratura, Inteligência Artificial e Criação de Sentido»
Pedro Barbosa

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